Mensagem enviada!
Falha no envio.
Upload efetuado com sucesso!
Erro - Arquivo inválido!
Erro - Login ou senha inválidos!

O Projeto

A internet é comumente usada como espaço de pesquisa e trocas de conhecimento, é nesse contexto que surge o projeto Arquigrafia www.arquigrafia.org.br, um ambiente colaborativo de imagens de arquitetura na web.

Nesse espaço público, aberto e gratuito o Arquigrafia empreende a construção de uma coleção de imagens digitais de edifícios e espaços urbanos do Brasil e da comunidade lusófona, a partir da colaboração de usuários particulares - estudantes, arquitetos, pesquisadores, docentes, fotógrafos, leigos interessados no tema - e usuários institucionais: bibliotecas, museus, grupos de pesquisa, institutos públicos e privados.

Nascido em 2008 na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) como um projeto multidisciplinar em parceria com pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IMEUSP), da Escola de Comunicação e Artes (ECAUSP) e da Faculdade de Direito do Largo S.Francisco (FDUSP), o Arquigrafia tem como objetivo principal contribuir de maneira complementar para o ensino e difusão da cultura arquitetônica e urbanística por meio de interações e juízos críticos sobre imagens digitais.

Texto alternativo da foto Texto alternativo da foto Texto alternativo da foto

Desde então, com o apoio da RNP, FAPESP, do CNPq, das Pró-reitorias de Pesquisa e de Cultura e Extensão da USP e da Diretoria da FAUUSP o projeto se constitui em um laboratório de pesquisa para todas essas áreas de conhecimento, produzindo conhecimento, desenvolvendo tecnologia e fomentando pesquisas em nível de graduação e pós-graduação e formando jovens pesquisadores.

Online desde 2011, o Arquigrafia é hoje um ambiente colaborativo temático com cerca de 10 mil imagens de arquiteturas e espaços urbanos, disponibilizadas para livre acesso, com direitos autorais protegidos por licenças Creative Commons.

Em parceria com a Seção de Material Iconográfico da Biblioteca da FAUUSP, a equipe do Arquigrafia desenvolve um intenso trabalho de conservação de material fotográfico original, digitalização e difusão web que faculta o acesso público e gratuito a um dos mais relevantes acervos de imagens fotográficas de arquitetura e urbanismo. Historicamente, o acervo também se constitui desde os anos 1960 de maneira colaborativa, com doações de estudantes, professores e pesquisadores.

Como reconhecimento dos esforços realizados, o Arquigrafia recebeu o primeiro prêmio na categoria “Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas” da Agência de Inovação USP em novembro de 2011; recebeu em 2013 uma chancela do Ministério da Cultura (MinC) pela relevância da iniciativa para a cultura brasileira e seu mapeamento, e foi o projeto selecionado no edital público “Cultura na Copa 2014” (MinC) na área de Arquitetura.

Para participar e colaborar com o Arquigrafia basta acessar o site, criar um login e começar a interagir com outros usuários e com um universo de imagens digitais originais e em boa parte inéditas. Cada imagem disponível no site está catalogada e georreferenciada, e é possível inserir comentários e registros de impressões sobre as características das arquiteturas e espaços urbanos representados. O site tem várias funcionalidades e, para usuários cadastrados, permite download de imagens em alta resolução.

Agora o Arquigrafia está acessível também como aplicativo Android para smartphones, o que possibilita colocar o sistema “na palma da mão” de quem circula pelas cidades. Com isso os usuários podem comparar as transformações que um edifício ou um trecho urbano sofreram no tempo, além de poder realizar novas fotografias in loco e subir suas contribuições com novas imagens também georreferenciadas no sistema. Novas versões futuras do aplicativo permitirão em breve configurar city tours e promover uma maior interação entre usuários diretamente nos ambientes urbanos.

Saiba mais: nap.usp.br/naweb/?projetos=arquigrafia

Equipe

Coordenador


Pesquisadores colaboradores


Alunos participantes


Parceiros de desenvolvimento